SPi inicia gravações do primeiro projeto português de Microdramas
A SPi iniciou as gravações do primeiro de 5 Microdramas, para a RTP, o primeiro projeto português em formato vertical, que coloca Portugal na linha da frente das novas tendências de ficção digital.
Pensados para consumo mobile e distribuição exclusivamente em formato vertical, os microdramas representam uma nova forma de contar histórias, mais ágil, direta e alinhada com os hábitos de visualização atuais.
Amplamente consolidado na Ásia e em rápida expansão em mercados como a China, Coreia do Sul, EUA e Brasil, o fenómeno dos microdramas tem registado um crescimento explosivo, com aplicações dedicadas a somar centenas de milhões de utilizadores mensais e receitas que dispararam nos últimos anos.
Neste projeto pioneiro, a RTP e a SPi lançam cinco microdramas, cada um composto por 20 episódios de 1 minuto e meio, abrangendo géneros que vão do thriller à comédia.
A ideia original é de Pedro Lopes e conta com argumento de Inês Gomes, Susana Romano e Marina Ribeiro. As gravações decorrem entre dezembro e janeiro de 2026 e os conteúdos serão disponibilizados no TikTok, Instagram e RTP Play.
A coordenação deste projeto é de Manuel Amaro da Costa.
Microdramas afirma-se, assim, como um projeto pioneiro que redefine a forma como as histórias são criadas, distribuídas e consumidas em Portugal.