REFÚGIO DO MEDO estreia a 29 de janeiro na RTP
No passado dia 14 de janeiro, o Cinema S. Jorge, em Lisboa, foi palco da antestreia da série REFÚGIO DO MEDO, cujo nome internacional é COLD HAVEN. Esta é uma coprodução entre Portugal e a Islândia que junta a SPi, a RTP e a Glassriver e que tem a sua estreia marcada para o próximo dia 29 de janeiro, podendo ser acompanhada às quintas-feiras, pelas 22h30, na RTP1 e fica disponível na íntegra na RTP Play.
No evento, onde grande parte do elenco português teve a oportunidade de assistir pela primeira vez ao primeiro episódio, as reações foram unânimes, no que diz respeito à qualidade desta produção. Pedro Lopes, no seu discurso, começou por dizer que, inicialmente, “esta era uma coprodução improvável, mas onde tudo correu muito bem e que o objetivo é manter estas parcerias.” O diretor Geral de Conteúdos do Grupo SPTV, revelou ainda que, aquando da estreia de COLD HAVEN, na Islândia, foram cerca de 400 mil as pessoas que viram a série e que esta se manteve, durante oito semanas, no primeiro lugar do TOP da plataforma de streaming islandesa.
Também João Maia Abreu, Head of Business and Co-Productions da SPi, teve a oportunidade de afirmar que as coproduções são uma realidade e que “Portugal já o sabia, mas cada vez mais o resto do Mundo também o sabe. E nós, na SPi, temos mais projetos que queremos que façam este caminho também! Esta é a prova, se dúvidas houvesse, de que em Portugal se faz ficção de altíssima qualidade. Temos os profissionais, temos as histórias que nos fazem sonhar, temos um País espetacular na competitividade de produção.”
REFÚGIO DO MEDO conta a história de Maria (Maria João Bastos), uma mulher portuguesa que emigra para Vestimannaeyjar, uma pequena e remota ilha na Islândia, em busca de uma vida melhor para si e para a sua filha adolescente, Bela (Catarina Rebelo). Longe de um passado marcado pela violência doméstica e por segredos profundos, Maria procura liberdade e um lugar onde possa ser ela própria. Seis meses após a sua chegada, Maria é encontrada sem vida. A sua morte violenta choca a comunidade isolada e expõe os segredos que todos guardam. A investigação fica a cargo de Soffía (Kristín Þóra Haraldsdóttir), uma detetive islandesa que, ao mergulhar no caso, enfrenta o seu próprio ponto de viragem, o que a leva a tentar equilibrar o dever profissional com os fantasmas do passado.
Do elenco principal fazem parte Maria João Bastos, Catarina Rebelo, Ivo Canelas, Mauro Hermínio, Cleia Almeida, Kristín þóra Haraldsdóttir e Viktor Benóný Benediktsson, ao qual se juntam os portugueses Rui Morisson, Madalena Almeida, João Villas-Boas, Rui M. Silva, Matilde Breyner e ainda Anna Svava Knútsdóttir, Õrn Gauti Jóhannsson e Sveinn Ólafur Gunnarsson. A realização é de Arnór Pálmi Arnarsson e Tiago Alvarez Marques e a criação de Filipa Poppe, Joana Andrade e Sveinbjörn I. Baldvinsson.