go to main content
Spi Logo@2Xv2

VANDA nomeada para os Prémios Sophia

SOPHIA
shape layout
voltar

VANDA nomeada para os Prémios Sophia

No passado dia 19 de Abril, a Academia Portuguesa de Cinema anunciou os nomeados da edição de 2023 dos Prémios Sophia, nas diversas categorias, incluindo para Melhor Série/Telefilme, para a qual VANDA, uma produção da SPi, se encontra nomeada. Nesta categoria encontram-se também nomeadas as séries 3 Mulheres - Pós-Revolução (David & Golias), Causa Própria (Arquipélago Filmes) e Cuba Libre (HOP!). 

Os Prémios Sophia 2023 somam um total de 23 categorias, nas quais foram considerados como candidatos às nomeações 46 longas metragens  - 34 de ficção e 14 de documentário -, 12 séries, 5 telefilmes e 50 curtas-metragens - 26 de ficção, 12 de animação e 12 de documentário.

Baseada em eventos reais, VANDA conta a história de uma cabeleireira desesperada que comete 12 assaltos a bancos, recorrendo a uma pistola de plástico, na tentativa de resolver a sua financeira e familiar. Passada em Lisboa, a série, da autoria de Patrícia Müller e realizada por Simão Cayatte, é protagonizada por Gabriela Barros (Vanda), ao lado de Joana de Verona (Elisa) e de João Baptista (Mário). Em Portugal, está disponível na OPTO (SIC). Recentemente foi adquirida pelo Grupo Canal+ para as plataformas de streaming POLAR+, em França, e LIONSGATE+, no Brasil, e ainda para transmissão pela emissora televisiva Special Broadcasting Service (SBS), na Austrália.

Recorde-se que na edição de 2022 dos Prémio Sophia, GLÓRIA, a primeira série original portuguesa para a Netlfix e, também produzida pela SPi, foi a grande vencedora nesta mesma categoria.

O evento, co-apresentado pelos atores Lourenço Ortigão e Inês Castel-Branco, foi transmitido por streaming e pode ser visto em: https://www.academiadecinema.pt/anuncio-de-nomeados-ao-sophia-2023/ 

Patrícia Silva / SPi voltar